1º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre pecou pela inexperiência
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Prêmio de Jornalismo
1º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Acre pecou pela inexperiência
Jacob Appelbaum, o homem mais poderoso do ciberespaço
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Altino, a voz da Amazônia
CIBERCULTURA E SUA DINÂMICA
A leitura de livro torno-se mais participativa, a partir do momento em que podemos tirar dúvidas com outras pessos, comentar algo, enfim nos dar inumeras opção no aprendizado. Então não lemos no computador, mas buscamos.
O universo virtual das redes alastrou-se exponencialmente por todo planeta fazendo emergir um universo paralelo físico no qual nosso corpo e mente se move. Nora 1997:77.
Basta ser criativo
Hoje em dia qualquer pessoa pode ser um comunicador, desde que tenha novidades que interesse a um número de pessoas relativamente grande. O bom da sua conversa com a turma de jornalismo do 5° período da UFAC foi ela ter dito que podemos começar uma matéria do jeito que acharmos melhor, sem ter medo de estamos saindo dos padrões jornalísticos.
A novas mídias como o twitter, blog, orkurt e facebook, veio contribuir com os meios de comunicção, pois é uma maneira da notícia circular mais rápido e fácil. O twitter como um diário virtual nos dá a liberdade de comentar qualquer coisa que queremos sem temos medo de nos expressar. E em um determinado lugar se não tiver a internet para twittar, o celular é uma ótima ferramenta para estamos passando a notícia em tempo real, enviando para o twitter e milhões de pessos ficam sabendo em segundos.
VISITA DE UM COMUNICADOR OU UM AMARGURADO
Blogueiro Acreano Altino Machado
O BLOGUEIRO MAIS CONHECIDO DO ACRE
Altino Machado Acreano, ex- repórter dos jornais o Estado de São Paulo, para os quais trabalhou durante dez anos, em Rio Branco, Goiânia, Brasiléia e Manaus.
Altino Machado faz o Blog da Amazônia da Terra Magazine.Os comentários sobre o blog são muitos, ainda mais com que revelam todos os acontecimentos da cidade e sempre atualizado. Segundo Marcos Vinícius “não fosse o seu blog, no Acre só restaria silêncio e manchetes de um mundo que não é o nosso”.
Blog do Altino é uma adaptação para o mundo digital, da cybercultura do mundo da tecnologia. Com muita criatividade Altino sempre mostra vídeos, fotos o que escreve, é o real e sempre empenhado aos acontecimentos principalmente na área política. É a arte eletrônica num mundo cibernético da tecnologia e da comunicação utilizando a informação para divulgar os acontecimentos da Amazônia Brasileira.
Adriana Oliveira 5° período de Comunicação Social- Jornalismo da UFAC
domingo, 12 de dezembro de 2010
Será o novo Matrix?
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt,
Onde nascem as idéias? Até onde podemos conhecer da nossa própria mente? Um assunto que intriga os homens a milhares de anos.
Christopher Nolan supera-se a cada dia, a cada nova produção. Ele transformou a franquia do Batman, com "Batman Begins" (2005) e "O Cavaleiro das Trevas" (2008) numa das mais rentáveis da história do cinema. Conseguiu resgatar o homem-morcego da "escuridão", até mesmo a própria DC Comics, "dona" do Batman, que perdia cada vez mais espaço para a concorrente Marvel em levar suas HQ's para as telonas.
Em mais uma bem-sucedida parceria com a Warner e com sua esposa Emma Thomas, Nolan produz uma história que deixou amadurecer desde 2001, quando começou a escrever um rascunho sobre inserções (Inception, em inglês) de idéias na mente das pessoas. Esperou ganhar mais experiência, fazendo outros projetos, para podê-lo enfim vendê-lo ao estúdio.
Dom Cobb, interpretado por DiCaprio, é mais um personagem em que o diretor gosta de atribuir e abusar das habilidades e suas perturbações. Um homem que carrega a culpa pela morte da mulher e precisa abandonar os filhos para fugir da acusação de assassinato. Ensinado a entrar nos sonhos das pessoas, passa a usar essa técnica para roubar os segredos das vítimas em nome de algum contratante.
Leonardo DiCaprio retoma a bela atuação que o fez um dos atores que mais evoluíram em Hollywood nos últimos anos. Trabalhos como "Os Infiltrados" (The Departed, 2006), "Diamante de Sangue" (Blood Diamond, 2006) e "O Aviador" (The Aviator, 2004) - os dois últimos com indicação ao Oscar -, conduziram o contestado Jack de "Titanic" (1996) ao status de herói dos mocinhos (nota do autor: e que sempre morre no final, ou não).
Joseph Gordon-Levitt é outro que vem ganhando destaque por suas atuações. Desde o garoto apaixonado no romance adolescente "10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" (10 Things I Hate About You, 1999) até o vilão de "G.I. Joe - A origem de Cobra" (G.I. Joe - The Rise of Cobra, 2009), Levitt cresceu bastante, sendo cotado inclusive para assumir o papel do "possível" Charada no novo filme do Batman, o último com Nolan à frente, o que já pode dar indícios de uma parceria. Aqui ele mostra suas habilidades como Arthur, o braço direto de Cobb nos roubos. Vale uma atenção especial nas cenas de luta no hotel, em gravidade zero.
A principal antagonista da história é exatamente a esposa morta do herói, ou melhor, a lembrança dela. Mal é personagem chave na história, por causa dela é revelado o segredo da inserção e sua projeção nos sonhos de Cobb são a causa de vários problemas. É interpretada pela bela Marion Cotillard, ganhadora de vários prêmios de melhor atriz por seu papel em "Piaf - Um Hino ao Amor" (La Môme, 2007), onde viveu a cantora francesa Édith Piaf. Curiosamente a música "Non, je ne regrette rien", interpretada por Piaf (no Brasil, regravada por Cássia Eller, no álbum "Acústico MTV", em 2001) foi usada por Hanz Zimmer para compôr a trilha sonora do filme.
Concorrente direta de Marion ao Oscar, pela personagem-título do filme "Juno" (Juno, 2007), Ellen Page aparece mais uma vez no caminho da francesa, como Ariadne. Ela é recrutada para a equipe de Cobb para ser a construtora dos cenários nos sonhos. Quando descobre que Mal é a principal causa dos problemas dele, tenta ajudá-lo a esquecê-la de vez.
O time conta ainda com Michael Caine (Miss Simpatia, 2000), o Alfred de Nolan na trilogia do morcego, como o sogro de Cobb; Ken Watanabe (O Último Samurai, 2005) como o contratante; Tom Hardy (Falcão Negro em Perigo, 2001) como Eames, que tem o poder de mudar de forma nos sonhos; Tom Berenger (Platoon, 1986) e Cillian Murphy que ganhou destaque no filme "Vôo Noturno" (Red Eye, 2005) e foi o Espantalho, também nos Batman do diretor. Neste blockbuster ele é Richard Fischer, o alvo da equipe liderada por DiCaprio.
Como Christopher Nolan escreve, dirige e produz o filme, resta dar destaque ao já citado Hanz Zimmer. Compositor de trilhas consagradas como "RainMan" (1988), "Pearl Harbor" (2001) e a trilogia "Piratas do Caribe".
Enfim, o filme tem uma história excitante, um elenco de primeira e boas razões para se manter as mais de duas horas de duração a frente da TV. Pra quem gosta de contos futurísticos, além de mistérios e enigmas e uma dose de drama, Aí está uma ótima dica.
Nota 9
Cibercultura: um mundo ao alcance
Em um único clique, informação que parte de todos para todos
Quando falamos em cibercultura muitas pessoas a imaginam como sendo algo que está além do presente, algo que ainda não aconteceu, mas está por vir. Se enganam. A cibercultura já existe e vem da relação de troca entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias eletrônicas. Hoje, a tecnologia digital se faz presente em tudo, está no nosso cotidiano. A cibercultura se dá no momento em que pagamos uma conta online, fazemos inscrições pela internet ou votamos eletronicamente.
A partir da década de 60, surgiram novas formas de sociabilidade, o que fez com que o desenvolvimento tecnológico tomasse os rumos da cibercultura. No ramo da comunicação, a tecnologia foi imprescindível, os indivíduos não têm mais limitações de espaço e de tempo. Com apenas um clique, um mundo a parte torna-se conhecido, pessoas, lugares e assuntos tornam-se massivos.
A cibercultura é mais democrática, nas mídias convencionais um ou poucos são responsáveis por mandar informações para massa, enquanto que, na cibercultura a informação parte de todos para todos, qualquer um pode emiti-la e recebe-la, seja de forma escrita, imagética ou sonora. Agora, o indivíduo não precisa mais assistir ao processo de comunicação, ele pode fazer parte dele.
O que se dá a partir do desenvolvimento tecnológico que permitiu que os computadores fossem aperfeiçoados. Atualmente, com a tecnologia Wi-Fi, a comunicação ganhou uma mobilidade ainda maior, tornado possível a conexão de pessoas de onde elas estiverem, usando notebooks, celulares ou outro instrumento.
Com as novas tecnologias o espaço físico torna-se secundário, já que o deslocamento físico deixa de ser necessário. Por vezes, a internet é que gera a curiosidade da pessoa em conhecer o lugar pessoalmente. O tempo passa a ser economizado, sem sair de casa a pessoa realiza todas as suas atividades, paga contas, faz compras e, ainda, conversa com pessoas distantes.
sábado, 11 de dezembro de 2010
CORPO, MÁQUINA E SIMBIOSE
CIBERCULTURA
Não é comum vermos os pais de uma criança separar um tempo para interagir com seus filhos é muito mais fácil dar um computador de presente.
A interatividade tão comentada nos ciberespaços nada mais é do que uma resignificação do relacionameto homem e "ser pensante", agora visto de um novo prisma,um olhar mais isento preocupações, já o usuário utiliza seu próprio quarto para conhecer o mundo e as pessoas que irão compartilhar seu mundo.
postado por Maria de Fátima Camilo
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Primeiro Post
O grupo é formado por Adriana Oliveira, Dora Nascimento, Maria de Fátima Camilo, Ravenna Nogueira e por mim, Wanderson Orlando, que não sou garota, mas faço questão de propor a assinatura do blog a essas mulheres maravilhosas com quem tenho a honra de trabalhar.
Universo Cinco porque trata-se exatamente de expor idéias de cinco pessoas de pensamentos diferentes, mas que têm a paixão em comum pela informação. Os assuntos serão os mais variados até encontramos o direcionamento certo.
Por estar em fase de testes, o blog passará por constantes modificações e/ou correções.
Sejam bem vindos e bem vindas.