domingo, 12 de dezembro de 2010

Será o novo Matrix?

Resenha de Filme
A Origem (Inception, 2010)
 
Gênero: Ação - Ficção Científica
Duração: 148min
Origem: EUA
Estúdio: Warner Bros.
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan
Produção: Christopher Nolan, Emma Thomas
Compositor: Hanz Zimmer

Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Joseph Gordon-Levitt,
Marion Cotillard, Ellen Page, Tom Hardy, Cillian Murph, 
Dilep Rao, Tom Berenguer e Michael Caine.
  






Onde nascem as idéias? Até onde podemos conhecer da nossa própria mente? Um assunto que intriga os homens a milhares de anos.
A cobiça pelo poder de entrar na cabeça das pessoas, conhecer seus sonhos, infringir seus pensamentos e ser capaz de persuadi-las.
Tudo isso sendo usado como plano de fundo para uma constelação da indústria cinematográfica, regida pelo novo mestre da ficção científica.

Christopher Nolan supera-se a cada dia, a cada nova produção. Ele transformou a franquia do Batman, com "Batman Begins" (2005) e "O Cavaleiro das Trevas" (2008) numa das mais rentáveis da história do cinema. Conseguiu resgatar o homem-morcego da "escuridão", até mesmo a própria DC Comics, "dona" do Batman, que perdia cada vez mais espaço para a concorrente Marvel em levar suas HQ's para as telonas.

Em mais uma bem-sucedida parceria com a Warner e com sua esposa Emma Thomas, Nolan produz uma história que deixou amadurecer desde 2001, quando começou a escrever um rascunho sobre inserções (Inception, em inglês) de idéias na mente das pessoas. Esperou ganhar mais experiência, fazendo outros projetos, para podê-lo enfim vendê-lo ao estúdio.

Dom Cobb, interpretado por DiCaprio, é mais um personagem em que o diretor gosta de atribuir e abusar das habilidades e suas perturbações. Um homem que carrega a culpa pela morte da mulher e precisa abandonar os filhos para fugir da acusação de assassinato. Ensinado a entrar nos sonhos das pessoas, passa a usar essa técnica para roubar os segredos das vítimas em nome de algum contratante.

Leonardo DiCaprio retoma a bela atuação que o fez um dos atores que mais evoluíram em Hollywood nos últimos anos. Trabalhos como "Os Infiltrados" (The Departed, 2006), "Diamante de Sangue" (Blood Diamond, 2006) e "O Aviador" (The Aviator, 2004) - os dois últimos com indicação ao Oscar -, conduziram o contestado Jack de "Titanic" (1996) ao status de herói dos mocinhos (nota do autor: e que sempre morre no final, ou não).

Joseph Gordon-Levitt é outro que vem ganhando destaque por suas atuações. Desde o garoto apaixonado no romance adolescente "10 Coisas Que Eu Odeio Em Você" (10 Things I Hate About You, 1999) até o vilão de "G.I. Joe - A origem de Cobra" (G.I. Joe - The Rise of Cobra, 2009), Levitt cresceu bastante, sendo cotado inclusive para assumir o papel do "possível" Charada no novo filme do Batman, o último com Nolan à frente, o que já pode dar indícios de uma parceria. Aqui ele mostra suas habilidades como Arthur, o braço direto de Cobb nos roubos. Vale uma atenção especial nas cenas de luta no hotel, em gravidade zero.

A principal antagonista da história é exatamente a esposa morta do herói, ou melhor, a lembrança dela. Mal é personagem chave na história, por causa dela é revelado o segredo da inserção e sua projeção nos sonhos de Cobb são a causa de vários problemas. É interpretada pela bela Marion Cotillard, ganhadora de vários prêmios de melhor atriz por seu papel em "Piaf - Um Hino ao Amor" (La Môme, 2007), onde viveu a cantora francesa Édith Piaf. Curiosamente a música "Non, je ne regrette rien", interpretada por Piaf (no Brasil, regravada por Cássia Eller, no álbum "Acústico MTV", em 2001) foi usada por Hanz Zimmer para compôr a trilha sonora do filme.

Concorrente direta de Marion ao Oscar, pela personagem-título do filme "Juno" (Juno, 2007), Ellen Page aparece mais uma vez no caminho da francesa, como Ariadne. Ela é recrutada para a equipe de Cobb para ser a construtora dos cenários nos sonhos. Quando descobre que Mal é a principal causa dos problemas dele, tenta ajudá-lo a esquecê-la de vez.

O time conta ainda com Michael Caine (Miss Simpatia, 2000), o Alfred de Nolan na trilogia do morcego, como o sogro de Cobb; Ken Watanabe (O Último Samurai, 2005) como o contratante; Tom Hardy (Falcão Negro em Perigo, 2001) como Eames, que tem o poder de mudar de forma nos sonhos; Tom Berenger (Platoon, 1986) e Cillian Murphy que ganhou destaque no filme "Vôo Noturno" (Red Eye, 2005) e foi o Espantalho, também nos Batman do diretor. Neste blockbuster ele é Richard Fischer, o alvo da equipe liderada por DiCaprio.

Como Christopher Nolan escreve, dirige e produz o filme, resta dar destaque ao já citado Hanz Zimmer. Compositor de trilhas consagradas como "RainMan" (1988), "Pearl Harbor" (2001) e a trilogia "Piratas do Caribe".

Enfim, o filme tem uma história excitante, um elenco de primeira e boas razões para se manter as mais de duas horas de duração a frente da TV. Pra quem gosta de contos futurísticos, além de mistérios e enigmas e uma dose de drama, Aí está uma ótima dica.


Nota 9

Nenhum comentário: