segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Altino, a voz da Amazônia


Altino Machado, o blogueiro mais conhecido do Acre, foi repórter dos jornais “O Estado de São Paulo”, “Jornal do Brasil” e “Folha de São Paulo”. Atualmente, tem dois blogs, um pessoal e o outro do Terra Magazine, o Blog da Amazônia. Altino é um dos poucos jornalistas que consegue vencer a barreira norte/sudeste, tornando-se a voz da Amazônia.
Com seu jeito crítico e perspicaz atualiza seu blog com assuntos diversos que vão desde temas sociais a temas políticos. Seu blog pessoal possui cerca de mil acessos diários e, depois que Altino foi convidado a participar de uma entrevista com Lula, esses números dobraram.
Durante muito tempo jornais acreanos utilizaram seu blog para a produção da maioria de suas pautas. Altino diz, aliás, escreve o que muitos não têm coragem. Não é questão de posicionamento político, mas sim de falar o que pensa, mostrando a sua visão dos fatos.
Altino diz que não dá para se manter só com o blog, por esse motivo, ganha a vida como repórter do portal Terra. No blog da Amazônia, Altino apresenta as informações de maneira mais “light”, já no Blog do Altino ele apresenta os fatos de acordo com seu ponto de vista usando o seu lado mais polêmico e ácido quando necessário.
Além do blog, Altino possui um twitter que está sempre cheio de informações quentes. Mesmo sem formação acadêmica em jornalismo, Altino é um referencial de Comunicação e ele credita isso a seu esforço de aprender sozinho, observando matérias jornalísticas.

Nenhum comentário: