domingo, 12 de dezembro de 2010

Cibercultura: um mundo ao alcance


Em um único clique, informação que parte de todos para todos

Quando falamos em cibercultura muitas pessoas a imaginam como sendo algo que está além do presente, algo que ainda não aconteceu, mas está por vir. Se enganam. A cibercultura já existe e vem da relação de troca entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias eletrônicas. Hoje, a tecnologia digital se faz presente em tudo, está no nosso cotidiano. A cibercultura se dá no momento em que pagamos uma conta online, fazemos inscrições pela internet ou votamos eletronicamente.

A partir da década de 60, surgiram novas formas de sociabilidade, o que fez com que o desenvolvimento tecnológico tomasse os rumos da cibercultura. No ramo da comunicação, a tecnologia foi imprescindível, os indivíduos não têm mais limitações de espaço e de tempo. Com apenas um clique, um mundo a parte torna-se conhecido, pessoas, lugares e assuntos tornam-se massivos.

A cibercultura é mais democrática, nas mídias convencionais um ou poucos são responsáveis por mandar informações para massa, enquanto que, na cibercultura a informação parte de todos para todos, qualquer um pode emiti-la e recebe-la, seja de forma escrita, imagética ou sonora. Agora, o indivíduo não precisa mais assistir ao processo de comunicação, ele pode fazer parte dele.

O que se dá a partir do desenvolvimento tecnológico que permitiu que os computadores fossem aperfeiçoados. Atualmente, com a tecnologia Wi-Fi, a comunicação ganhou uma mobilidade ainda maior, tornado possível a conexão de pessoas de onde elas estiverem, usando notebooks, celulares ou outro instrumento.

Com as novas tecnologias o espaço físico torna-se secundário, já que o deslocamento físico deixa de ser necessário. Por vezes, a internet é que gera a curiosidade da pessoa em conhecer o lugar pessoalmente. O tempo passa a ser economizado, sem sair de casa a pessoa realiza todas as suas atividades, paga contas, faz compras e, ainda, conversa com pessoas distantes.

Nenhum comentário: